sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Prototipagem rápida e gestão - temas da Conversa de Ferramenteiro out/11



As palestras ‘Prototipagem Rápida’ e ‘Gestão de Ferramentarias e Pequenas Empresas de Usinagem’ integraram a programação do workshop gratuito Conversa de Ferramenteiro do último dia 5. As atividades apresentaram conceitos, necessidades e tendências para os profissionais do setor.

O evento teve o objetivo de promover o conhecimento e discussões sobre temas técnicos e de gerenciamento que permeiam o dia a dia do ferramenteiro. “Ele é executivo e executante, tem uma técnica excelente, mas ainda falta gestão em vários setores, como marketing, recursos humanos, financeiro, etc”, reforça Wagner Aneas, da W. ANnex e coordenador do workshop.

A partir da premissa de que “as empresas buscam soluções para reduzir o tempo e investimento no desenvolvimento de produtos, além de qualidade”, Emanuel Campos, gerente de contas da RS Engenharia, abordou os conceitos de prototipagem convencional e rápida, as tecnologias existentes e suas diversas aplicações, desde a avaliação visual e funcional de produtos até o uso para manufatura rápida e engenharia reversa.

“Como o próprio nome já diz, a prototipagem rápida oferece um meio mais ágil e econômico de geração de modelos, reduzindo o ciclo de desenvolvimento de produtos”, comenta Emanuel sobre o processo, que é caracterizado pelos métodos aditivos, construindo o modelo por camadas. O palestrante fez, ainda, uma demonstração do processo em uma impressora 3D de tecnologia aberta, disponível no local.


Organização é a palavra-chave

Cristiane Brasil Lima Ulbrich, consultora da BCS Tecnologia, falou sobre gestão, um assunto que tem tirado o sono de muitos empresários. Para que o público entendesse o funcionamento da administração de pequenas empresas de projeto sob encomenda, ela apresentou oito passos. O primeiro deles é saber reconhecer o perfil do profissional, identificando aquele que é empreendedor, especialista e líder.

“A partir do planejamento estratégico (se for possível, contrate uma consultoria), surgem diagnóstico e novas metas a serem percorridas. Uma dica é pensar quanto você quer vender no próximo ano”, aconselha Cristiane. “Outubro é uma boa época para começar essa tarefa. Nos próximos dois meses, isso não sairá da sua cabeça e, em janeiro, você já vai ter a solução para atingir os objetivos”, complementa.

Cristiane sugeriu maneiras de como viabilizar o negócio de forma lucrativa, lidar com o mercado internacional, fazer um bom gerenciamento de projetos, ter custos sob controle, utilizar com destreza as ferramentas de gestão da qualidade e, por fim, como fazer a gestão de pessoas.


Além de contribuir para o aumento da competitividade da ferramentaria nacional, o workshop divulgou o 10º Encontro da Cadeia de Ferramentas, Moldes e Matrizes – Moldes ABM 2012, programado para 8 a 10 de agosto. A comissão recebe resumos de trabalhos técnicos para o evento até o próximo dia 15 de dezembro



Fonte:
Newsletter 06/out/11
Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração
http://www.abmbrasil.com.br/news/noticia_integra.asp?cd=4383




... postado por Wagner Aneas (Membro da Comissão Organizadora) @wagneraneas

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Serão deletados todos os comentários que se destinam a promoção ou divulgação de produtos, serviços ou outras páginas na web.